O home staging é uma das técnicas consideradas de maior sucesso para aumentar a velocidade de venda e a valorização dos imóveis. Surgida nos EUA na década de 70, ela promove pequenas alterações que impactam positivamente os compradores em potencial. E, ao melhorar o visual potencializado pontos fortes, consegue aumentar a velocidade de venda em cerca de 80%.

Essa configuração temporária pode ser feita tanto em prédios vazios e já mobiliados ou quanto em construções inacabadas onde pelo menos as janelas já estejam instaladas.

Assim, o home staging tem três pilares: estratégias de marketing, design de interiores e boas noções a respeito do mercado imobiliário. E foi unindo esses conceitos à sua experiência como jornalista com experiência na área hoteleira que Angela Giannessi se tornou uma home stager de sucesso.

Hoje ela conta alguns de seus segredos para melhorar os imóveis, acelerando e valorizando as negociações.

1 – Home staging deve despertar a capacidade de ‘entender’ o imóvel

Angela Giannessi conta que um dos segredos do home staging é despertar a capacidade dos interessados de entender a capacidade dos espaços disponíveis. Dessa forma, nas casas vazias os móveis inseridos devem dar dicas de como os cômodos podem ser aproveitados ao máximo.

Por isso, a técnica é bem diferente da decoração. Ela não deve se agarrar a um estilo, mas ter cores neutras e formas simples que despertem a imaginação do cliente, independentemente do seu gosto pessoal.

Já nas casas mobiliadas o trabalho deve ser feito junto com os proprietários. Os espaços devem ser trabalhados de forma clarear referências muito íntimas ou excessos de móveis e acessórios.

2 – Investimento varia entre 1% e 4% do valor do imóvel

Segundo ela, o desafio é fazer as pessoas entenderem que o home stage não é um custo, mas um investimento. E há vários aspectos envolvidos: aluguel dos móveis, transportadoras, eletricistas, produção de fotos para a divulgação, organização da venda, logística, etc.

Tudo faz parte de um projeto, cujo investimento varia entre 1% e 4% do valor de mercado do imóvel. Em compensação, melhora a avaliação do imóvel e a venda é acelerada, com tempo médio de três a seis meses.

3 – Ouvir o cliente é importante, mas know-how deve guiar as escolhas

Giannessi afirma que é essencial ouvir o cliente para entender o que ele precisa. Mas também é preciso fazer uma releitura do que é pedido para revisar os espaços da casa.

Porque, segundo ela, no home staging não é a vontade do cliente que norteia as escolhas, mas sim o know-how do profissional para criar um projeto condizente com o mercado, a localização e o público-alvo.

4 – Colaboração com o agente imobiliário é muito essencial

Da mesma forma, Angela Gianessi afirma que a colaboração com o agente imobiliário é muito importante. Porque ele deve entender que colocar no mercado imóveis “bem apresentados” torna mais fácil encontrar compradores e satisfazer o cliente.

É preciso entender o valor da qualidade e da exclusividade de venda do imóvel em vez de pulverizar a venda entre vários vendedores. Assim, as imobiliárias devem direcionar o vendedor para as verificações preventivas de conformidade dos imóveis, visando uma venda que depois flui rapidamente e sem surpresas muito graças ao home staging.

Fonte: Idealista